Crochê: Como aprender a fazer crochê? Dicas de Como Iniciar Passo a passo

graficos de croche

Como aprender a fazer crochê?

Quando você tem o desejo de como aprender a fazer crochê, é necessário conhecer uma série de coisas que fazem total diferença no momento da criação da peça.

Por essa razão, as dicas de crochê para iniciantes são muito importantes, pois elas evitam erros e tornam o processo todo muito mais simples.

É claro que pode parecer uma bobagem, mas conseguir aprender do modo correto é a melhor maneira de perder tempo.

Dessa maneira, como uma forma de ajudar você nesse processo, confira algumas dicas abaixo de como aprender a fazer crochê. Veja!

Comece pelo centro

Um dos principais erros cometidos por quem deseja aprender a criar peças de crochê é começar puxando o fio que sai da lateral do novelo. Contudo, após um tempo, você vai perder a paciência e a vontade de aprender, pois o fio se embola todo.

Por esse motivo, o ideal é começar puxando o novelo do centro. Com isso, a linha vai sair de forma fácil e você não vai precisar perder tempo embolando o fio sempre que ele enrolar.

Retire todos os obstáculos antes de começar

Antes de colocar a mão na massa, para aprender a fazer crochê, você deve remover todos os obstáculos que possam atrapalhar a sua produção.

Logo, se o seu cabelo é longo demais, por exemplo, amarre-o para que ele não fique enrolando ao trabalho.

Além disso, remova todos os seus acessórios de mãos, como anéis e pulseiras, isso evita que o fio trave nas joias e torne o seu trabalho mais difícil do que deve ser.

Posicione o fio de forma correta para aprender a fazer crochê

Agora que você já tem as dicas iniciais, para fazer o crochê você deve posicionar o novelo de uma maneira que o fio passe de modo fácil.

graficos de croche

Caso esteja sentado em uma cadeira ou no sofá, por exemplo, o indicado é manter o novelo em seu colo ou no chão, próximo aos seus pés, o que você achar melhor.

No entanto, se você estar fazendo crochê em lugares públicos, coloque seu novelo em uma bolsa própria ou sacola.

Outra ideia bem interessante para posicionar o novelo de modo correto é através das chamadas “tigelas para novelo”, em inglês o termo é “yarn bowl”, além de serem objetos fofos, eles fazem com que o processo de soltar o fio se torne mais fácil.

Nem apertado e nem frouxo

Essa é uma recomendação importante de como aprender a fazer crochê: não faça pontos apertados demais e nem frouxos demais.

Geralmente, quem estar iniciando nessa arte, tende a cometer um desses erros e isso é bem natural de acontecer, logo não é preciso se preocupar demais, mas é necessário cuidado.

A boa notícia é que existem estratégias que você pode usar para evitar esse tipo de problema.

Então, se o seu ponto é apertado demais, por exemplo, opte por uma agulha de crochê maior. Por sua vez, se o seu ponto é solto demais, por exemplo, uma agulha de crochê menor resolve esse problema.

É importante que você saiba que o tamanho certo da agulha está indicado na embalagem da linha, mas se trata apenas de uma sugestão, você pode optar por outros tipos.

Caso esteja iniciando, vá fazendo testes antes de começar a sua peça, assim você vai saber qual é a agulha correta e que vai evitar o ponto solto demais ou apertado demais.

Aliás, é válido citar que existem as chamadas agulhas ergonômicas, que tornam o processo de fazer crochê muito mais confortável. Então, escolher esse tipo pode tornar tudo muito mais simples, sem que você perca tempo demais testando as agulhas existentes no mercado.

Treine bastante para aprender a fazer crochê

Se você é do tipo que fica ansiosa para aprender logo como começar a fazer peças de crochê, saiba que é fundamental treinar muito antes de iniciar qualquer trabalho.

Pode parecer bobagem treinar, visto que você já leu muito a teoria e sabe de tudo sobre esse mundo, mas entenda que o treinamento é uma ótima maneira de garantir pontos corretos, o que evita o retrabalho.

Então, não tenha receio e nem insegurança, treine. Com isso, você já vai começar o trabalho da peça sabendo todos os pontos com maestria.

Faça um curso para aprender a fazer crochê

É impossível falar em aprender essa técnica sem mencionar a importância de fazer um curso. Afinal de contas, aprender com um especialista é a melhor maneira de você se tornar um também.

O bom é que existem hoje excelentes cursos online onde você consegue desenvolver a prática de crochê de forma profissional sem sair de casa.

Logo, apostar na sua qualificação é a melhor maneira de realmente se tornar uma especialista do crochê e, assim, começar a faturar com essa arte.

Conclusão

Estas foram algumas dicas de como aprender a fazer crochê. Siga cada uma delas para se tornar um profissional e viver da renda de crochê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

APOSTILA

GRÁFICOS DE CROCHÊ

BAIXE A SUA AGORA: Mais de 60 Gráficos com Receitas de Crochê em português para você praticar e Ganhe Vários Bônus Grátis.