Como Fazer Crochê passo a passo? Entenda os Tipos de linhas e barbantes para crochê

Como fazer crochê passo a passo

Como fazer crochê passo a passo

Aprender como fazer crochê passo a passo é muito simples, visto que através de dicas práticas se torna possível criar peças lindas e que podem até mesmo se tornar uma fonte de renda extra para você.

Afinal de contas, as peças de crochê agradam bastante o público, visto que são visivelmente bonitas e combinam com qualquer ocasião. Além disso, há uma infinidade de coisas que você pode fazer através dessa arte.

No entanto, somente a prática é que vai garantir que você se torne um verdadeiro profissional do crochê, logo é muito importante ter paciência.

Em todo caso, como uma forma de ajudar você, abaixo estão algumas dicas de como fazer crochê passo a passo. Confira!

Conheça os tipos de linhas e barbantes para crochê

Antes de você aprender como fazer crochê passo a passo é essencial conhecer os tipos de linhas e barbantes para crochê, pois eles são muitos e é importante que você saiba identificar aquele mais adequado para a sua peça.

Então, saiba que a linha de crochê pode ser feita com:

  • Lã;
  • Algodão;
  • Acrílico.

Assim, elas se tratam de camadas torcidas que são responsáveis por formar uma cordinha. Desse modo, quanto mais camadas existir, maior é a numeração da linha e mais densa a sua trama vai ficar.

Diante disso, existem algumas dicas muito importantes que você deve ficar a par:

  • Se a linha for muito trabalhada, a sua peça deve ser simples, já que a linha ficará responsável por chamar atenção;
  • Agora se você escolhe uma linha lisa e de única cor, é possível trabalhar texturas e nos enfeites sem qualquer receio.

No mais, veja alguns tipos de linhas:

  • Barbante – é muito usado para bolsas e tapetes, pois se trata de um fio grosso. Logo, o trabalho rende mais e é possível fazer a peça de forma rápida;
  • Espessura suave – indicada para trabalhos mais leves e delicados, mas existe um lado negativo nisso: os detalhes ficam evidentes e nenhum errinho passa despercebido. Logo, cuidado ao usar essa linha;
  • Novidade – esse é um tipo recomendado para trabalhos menos delicados, pois os desenhos ficam menos visíveis.

Comece treinando os pontos

A segunda dica é ir treinando os pontos, sem precisamente estar desenvolvendo uma peça.

Como fazer crochê passo a passo

Isso porque, quando você for criar algo com o crochê, será mais fácil desenvolver de maneira simples e até mesmo rápida.

Caso não saiba, os principais pontos do crochê são:

  • Ponto corrente (correntinha) – Para fazê-lo você deve enrolar o fio em torno da agulha e puxar por meio do lanço. Então, você já tem completo um ponto de corrente;
  • Ponto baixo – Para fazê-lo você deve pegar só o fio de trás de todas as carreiras, criando com isso um formato meio sanfonado;
  • Ponto baixíssimo – Para fazê-lo você deve puxar a laçada das duas correntinhas, logo ele seria uma forma de ligar as duas correntinhas;
  • Ponto alto – Para fazê-lo você enrola o fio em torno da agulha, depois deve contar 3 pontos, faça uma laçada, coloque a agulha no quarto ponto e puxe a linha.

Logo, vá fazendo cada um dos pontos de maneira livre. Portanto, é o momento de treinar, fazendo e desfazendo até conseguir realizá-lo de modo fácil.

Faça peças sem gráficos

Agora que você já sabe os pontos, para aprender como fazer crochê passo a passo, você deve começar a desenvolver peças sem ajuda dos gráficos.

A razão é simples: apesar de serem úteis, os gráficos podem acabar atrapalhando seu desenvolvimento, visto que a leitura deles requer um pouco de conhecimento no crochê.

Logo, para começar, desenvolva peças sem ajuda desse recurso. Isso vai fazer com que você aprenda a contar os pontos na prática.

Posteriormente, quando você já estiver bem familiarizado com os tipos, é o momento de iniciar o seu trabalho com gráficos.

Hora de usar os gráficos

Muitas pessoas fogem dos gráficos, pois acreditam que eles são difíceis demais de serem lidos.

No entanto, grande parte das dicas de como fazer crochê passo a passo envolvem esses gráficos, principalmente quando se trata de peças mais elaboradas, como blusas, tapetes de elefantes, etc.

Sendo assim, é importante saber que uma hora ou outra você vai precisar entrar em contato com essas figuras, então é importante ir se familiarizando com elas o quanto antes.

Logo, pegue algum gráfico mais básico na internet e comece a trabalhar com ele, especialmente agora que você já conhece bem os pontos existentes no mundo do crochê.

Agora é só escolher uma peça e fazer

Você já sabe o básico sobre como fazer crochê passo a passo, logo o trabalho seguinte é começar realmente a colocar a “mão na massa”.

Assim, escolha uma peça e vá fazendo-a, lembre-se de contar com ajuda de um gráfico para facilitar o seu trabalho. Boa sorte!

Conclusão

Estas são dicas simples, mas muito importantes de como fazer crochê passo a passo. Então, é só seguir.

...

Posts Recentes:

ponto de croche

Ponto de Crochê: Aprenda Técnicas e Modelos Para Criar Peças Incríveis

A arte do ponto de crochê: um guia completo para iniciantes Ao longo dos anos, o crochê se tornou uma ...
ponto alto croche

Ponto Alto Crochê: Guia Completo para Iniciantes e Dicas Avançadas

Descubra o ponto alto crochê: um clássico da arte em fios O que é o ponto alto crochê? O ponto ...
passadeira em crochê

Passadeira em Crochê: Como Fazer, Modelos e Dicas de Decoração

Passadeira em Crochê: Como Criar Peças Lindas e Decorativas O crochê é uma técnica artesanal milenar que permite criar peças ...
passadeira de mesa de crochê

Passadeira de Mesa de Crochê: Dicas de Como Fazer e Modelos Inspiradores

Passadeira de mesa de crochê: conheça a arte que encanta A história do crochê O crochê é uma técnica milenar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *