Como fazer flor de crochê?
Você gosta de artesanato? Que tal aprender como fazer flor de crochê e garantir uma renda extra com essa técnica?
Pode ter certeza que você vai conseguir desenvolver várias peças lindas, dos mais diversos modelos e que irão agradar a clientela.
Se preferir, é possível aprender essa técnica também apenas como um hobbie e, quando você tiver mais evoluída, começar a faturar com o crochê.
Em todo caso, independentemente da sua escolha, é muito importante começar a aprender a fazer flor de crochê e é exatamente isso que você vai aprender aqui hoje. Confira!
Tipos principais de flores de crochê
Existe uma infinidade de tipos de flores de crochê e elas assumem várias funcionalidades, podendo ser útil para enfeitar os mais diversos cômodos da sua casa.
Em virtude disso, é interessante que você conheça abaixo os principais tipos de modelos antes de aprender como fazer flor de crochê. Veja!
Modelos simples
É claro que existe uma grande infinidade de modelos de flores de crochê e algumas são bem mais fáceis do que outras. Então, se você nunca fez crochê antes, o mais aconselhado é começar com os modelos mais simples.
Elas são denominadas desse modo não em razão da beleza, mas sim por apresentarem uma quantidade menor de pontos. Logo, naturalmente, se tornam mais fáceis de serem feitas também.
Portanto, não tenha receio, as flores simples são tão bonitas quanto as mais rebuscadas e podem ser o ponto de partida para você aprender mais sobre o crochê.
Flor de crochê para aplicação
Outro modelo de flor de crochê que faz bastante sucesso é o de aplicação, que pode assumir diversos tamanhos, cores e também pode variar segundo o formato na qual você fizer.
No geral, esse modelo é muito usado para as seguintes peças:
A grande vantagem dessa flor de aplicação de crochê é que elas garantem um ar mais original e até mesmo rústico para a peça, que se torna mais bonita e valorizada.
Por essa razão, quem gosta de artesanato e customização, costuma ter essas flores como peças importantes para trabalhar.
No entanto, ao contrário dos modelos mais simples, essa requer uma certa prática. Logo, pode demorar um pouco até que você consiga fazer uma flor de crochê de aplicação perfeita.
Todavia, o mais importante é continuar a tentar, pois só assim você consegue um resultado excelente.
Flores de crochê para tapete
Por fim, um dos modelos mais usados de flores de crochê é aquelas encontradas em tapetes, que dão um charme a mais para essa peça e deixa o ambiente mais contraído e divertido.
O bom é que você encontra vários modelos, de diversas cores e tamanhos, o que torna tudo ainda mais incrível e interessante.
Porém, fazer flores de crochê em tapete é um nível que requer bastante prática e estudo, mas não é impossível.
Portanto, se você treinar diariamente, fazendo e refazendo, chegará o momento que atingirá a perfeição. Logo, o que importa mesmo é a prática quando se fala em crochê.
Como fazer flor de crochê?
Agora que você já tem todas essas informações, é o momento de aprender a como fazer flor de crochê.
Então, antes de qualquer coisa, você deve contar com uma série de materiais para desenvolver essa peça, que são eles:
- Linha de crochê da grossura e cor da sua preferência;
- Agulha que esteja de acordo com a linha usada;
- Tesoura para cortar a linha.
Desse modo, estando com os materiais em mãos, é o momento de você aprender como fazer. Veja:
- Primeiro você deve fazer seis correntinhas;
- Em seguida, feche com o ponto baixíssimo para que um círculo seja formado;
- Na primeira correntinha, desenvolva dois pontos baixos;
- Então, faça de novo cinco correntinhas e novamente dois pontos baixos na correntinha principal;
- O recomendado é que você repita o mesmo passo anterior até ter feito quatro alças de correntinhas;
- Ao terminar a quinta alça, faça somente um ponto baixo, já que inicialmente você já tinha realizado um baixo, logo haverá uma complementação;
- Depois, faça um ponto baixo que deve pegar no primeiro ponto baixo de quando começou a volta;
- Logo, crie novamente cinco correntinhas e ao final prenda-a pelo ponto que tinha criado anteriormente e que está localizado nas alças. Repita esse mesmo processo até que a volta seja completa;
- Ao fazer isso, você vai ter cinco correntinhas e, não se esqueça, na segunda volta você realiza apenas um ponto baixo;
- Então, agora você deve fazer um ponto baixo dentro da primeira alça, assim você cria o chamado miolo da flor;
- Abaixo do ponto anterior, faça meio ponto alto e mais quatro pontos altos;
- Faça novamente mais um meio ponto e termine com um ponto baixo, de maneira a criar a primeira pétala da sua flor;
- Siga o mesmo procedimento para criar as demais pétalas.
Conclusão
Viu como fazer flor de crochê é fácil? Para ter resultados mais incríveis e impressionantes o recomendado é sempre praticar, já que é isso que garante a perfeição.