Como Lavar Tapete de Crochê – Tutorial e Dicas para Lavar Crochê em Casa

como lavar tapete de croche

Como lavar tapete de crochê

Cobertores, suéteres, chapéus e tapete de crochê são peças que exigem cuidados adequados para poder durar por muitos anos. Independente do conteúdo de fibra, lavar na mão é a maneira mais correta de limpar sua peça de crochê. Escolha um detergente neutro e use água fria.

Caso você precise utilizar uma máquina de lavar, usar uma lavadora frontal sem agitador central, tem menos probabilidade de esticar suas peças de crochê.

Com que frequência lavar tapete de crochê

Muitos tapetes de crochê não precisam ser lavados com muita frequência, geralmente uma vez por semana é o suficiente, a menos que você tenha animais em casa ou familiares bagunceiros rs..

Veja abaixo o que precisará:

  • Uma banheira ou balde
  • Máquina de lavar (opcional)
  • Secador (opcional)
  • Detergente neutro leve para a roupa
  • E toalhas

Como lavar tapete de crochê passo a passo

como lavar tapete de croche

Nesse passo a passo, eu listei alguns materiais e formas de uso. Se você queria aprender a como lavar tapete de crochê na maneira correta, esta no lugar certo. Vamos ao Tutorial.

  • Detergente: Neutro suave
  • Temperatura da água: Frio
  • Lavar: Lavar a mão (de preferência) ou com uma máquina delicada
  • Secagem: Secar ao ar livre (preferencial)
  • Dica: Lave sozinho
  • Configurações de ferro: Não engomar

Passo 1 – Lave o item

Coloque em um recipiente a água fria e adicione o detergente. Misture bem para distribuir uniformemente o detergente. Coloque bem devagar a peça de crochê na solução; não torça e nem esfregue.

Passo 2 – Enxágue o item

Retire o liquido da peça e adicione água fria para enxaguar. Repita este processo até que a água esteja limpa e sem espuma.

Passo 3 – Absorva a água restante

Retire a peça e aperte-a sobre a bacia para remover o excesso de água. Se estiver lavando algo como um tapete ou cobertor, você pode usar um lençol como tipoia para removê-lo da banheira. Assim que o gotejamento do item tiver parado, segure ele por baixo e transfira-o para uma toalha seca. Enrole a peça na toalha, e vai apertando firmemente sem torcer, até absorver todo o líquido.

Passo 4 – Coloque para secar

Coloque a sua peça de crochê em uma superfície plana. Sempre proteja as superfícies de madeira da mesa com uma toalha.

Para peças como um cobertor, espalhe um pouco de plástico pesado no chão ou na cama para proteger a superfície e, em seguida, coloque todas as toalhas secas encima do plástico.

Passo 5 – Arrume a peça

Refaça e ajuste cada peça até que volte à sua forma original, evite ficar puxando. Para suéteres, empurre suavemente as riscas no decote, nos pulsos e na cintura.

Passo 6 – Secar por 24 horas

Deixe seu tapete de crochê secar por até 24 horas. Se após todo esse tempo ainda estiver úmido, vire a peça em uma toalha nova e seca, faça o molde novamente e deixe descansar por mais 24 horas.

Dica Importante

  • Lã normal deve ser lavada à mão em água fria para evitar feltragem e encolhimento.
  • Fios de algodão podem ser lavados na máquina de lavar em um ciclo suave, usando água fria ou morna, teste e nos conte aqui.
  • Fios acrílicos e fios sintéticos podem ser lavados e secos normalmente como sua roupa normal do dia a dia, porque elas não encolhem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

APOSTILA

GRÁFICOS DE CROCHÊ

BAIXE A SUA AGORA: Mais de 60 Gráficos com Receitas de Crochê em português para você praticar e Ganhe Vários Bônus Grátis.