Crochê Tunisiano: O que é e Como fazer Crochê Tunisiano Passo a passo

crochê tunisiano

O que é crochê tunisiano?

Crochê tunisino ou crochê afegão como é conhecido, é um tipo particular de crochê que é considerado uma mistura do crochê normal com o tricô. Usa uma agulha com rolha na ponta, igual a uma agulha de tricô, ela tem um tamanho bem maior que a agulha de crochê normal.

O crochê tunisino começa com uma corrente inicial, assim como no crochê tradicional. Mas ao contrário do crochê que estamos acostumados a fazer, o crochê tunisiano é tricotado para frente e para trás sem virar a peça, e deixando o seu lado direito sempre virado para você enquanto realiza o trabalho.

Para deixar um fio completo, é necessário passar sempre para trás e para a frente, o que significa trabalhar os pontos na agulha na passagem para a frente, bem como tricotar e trabalhar os pontos da agulha na passagem de retorno. Crochê tunisiano produz um tecido denso, tipo waffle, ideal para panos de cozinha, xales e cobertores.

Além do crochê afegão, o crochê tunisiano é conhecido por muitos nomes como Shepherd’s Knitting, Scotch Knitting, Royal Princess Knitting e muitos outros. Ainda não descobrimos o porquê de o crochê tunisiano ser chamado assim, não há uma história verídica desse tipo de crochê ser feito na Tunísia.

É difícil fazer o crochê tunisiano?

O crochê tunisino não é tão difícil quanto parece. O crochê tunisino é simplesmente a mistura do tricô com crochê tradicional usando uma agulha de crochê personalizada que é a mistura de agulha de crochê com uma agulha do tricô.

A estrutura de uma agulha para crochê da Tunísia permite a criação de pontos exclusivos na Tunísia, independente disso você também pode fazer um tecido que se parece com os pontos da liga e meia de tricô usando as mesmas agulhas do crochê da Tunísia. O crochê tunisiano é agradável de aprender e aprimorar às suas habilidades de crochê (ou tricô) mesmo sendo um iniciante ou já avançado na área.

Qual é a diferença entre crochê normal e crochê tunisiano?

No crochê tradicional as agulhas de crochê vêm em tamanhos diferentes entre 0,6 mm a 20 mm, geralmente com uma empunhadura plana no meio para conseguir uma tensão uniforme no fio. Para o crochê tradicional, é aconselhável usar uma agulha de tamanho adequado ao peso do fio para não ter problemas na hora da costura.

crochê tunisiano

Ao criar o crochê da maneira tradicional que fazemos, sempre termine um ponto antes de começar o outro ponto. No final de cada carreira, vire o trabalho e, logo em seguida, faça os pontos de crochê até completar o número total de carreiras que precisa para aquela peça.

O tecido feito para crochê tem bastante elasticidade para qualquer lado que puxe. Ele é perfeito para peças mais delicadas, como meias e peças para bebês recém nascido.

Já o crochê tunisiano, a agulha de crochê tunisiana se parece com uma agulha de crochê e agulha de tricô combinadas juntas. Ela tem em media 20 a 35 centímetros de comprimento, bem mais longo que uma agulha de crochê tradicional, e tem uma saliência no final para evitar que os pontos caiam.

As agulhas de crochê da Tunísia também tem uma ponta personalizada com uma agulha em ambas as extremidades para serem usadas em projetos redondos. Projetos maiores desse tipo de crochê tunisiano, são usados ganchos semelhantes a agulhas de tricô circulares com o cabo de plástico e uma maçaneta em sua extremidade.

Segundo a opinião de alguns crocheteiros, usar uma agulha de um ou dois tamanhos maior do que o recomendado para o fio é mais fácil de manusear e ajuda no trabalho da peça.

Na Tunísia, os pontos de crochê são feitos com a agulha durante a passagem para frente e fora da agulha no passe de volta. Durante a passagem para frente, os pontos se acumulam na agulha, com uma aparência de um tricô, e a passagem do retorno é como amarrar cada ponto.

O tecido da Tunísia é menos elástico e mais grosso comparado ao tecido do nosso crochê aqui do Brasil, ele é perfeito para criar mantas, casacos e cobertores de inverno. Se você observar bem vai ver que a borda do tecido de crochê tunisiano tem uma borda bem mais acabada que o faz ser muito mais fácil juntar as peças do tecido.

Fazer uma peça com o crochê tunisiano, é geralmente mais rápido do que criar uma no crochê tradicional.

É importante lembrar que ao criar uma peça com tecido tunisiano, ela tem uma grande tendência a ondular, é preciso modela-la com vapor, conhecido por alguns como blocagem.

Como você fazer um ponto de crochê tunisiano?

O ponto do crochê tunisiano é bem diferente do ponto do crochê básico. Enquanto no crochê tradicional você insere a agulha nas alças, com o crochê tunisiano você passa pelas barras. Elas são criadas após você ter feito a primeira linha de pontos, como falamos assim, é composta de uma passagem para frente e para trás.

crochê tunisiano

Assim como no crochê padrão, o crochê tunisiano também apresenta uma grande variedade de pontos. Recomendamos que aprenda e pratique primeiro o ponto simples do crochê tunisiano, assim você ficara mais familiarizado ao lidar com os outros pontos de crochê da Tunísia.

Posso usar a agulha de crochê normal no crochê tunisiano?

Sim você pode usar, porém os resultados podem não ser tão bons comparados a agulha correta do crochê tunisiano, mas vale o teste. A agulha de crochê tradicional é usada apenas para projetos menores como toalhas, cintos e pulseiras. Já a agulha tunisiana é longa e pode ser usada para criar lenços. O modelo com cabo é ideal para projeto grande, tais como cobertores, e com a agulha modelo dupla ou circular para trabalhar com peças redondas.

Quais peças são possíveis criar com crochê tunisiano?

  • Toalhas e pano de cozinha
  • Pulseiras e cinto
  • Lenços
  • Aquecedor de capuz para o pescoço
  • Chapéus
  • Cobertor de bebê
  • E muitos outros

O crochê tunisiano usa muito fio?

La para meados dos anos 70, o crochê tunisiano era conhecido como o ponto afegão e era muito usado para fazer gráficos afegãos nos Estados Unidos.

A prática anterior era fazer um cobertor grande, liso, de cor única no ponto afegão, e você precisa apertar a tensão para formar pequenos quadrados em forma de grade. Em seguida, você pode bordar ou fazer um ponto cruz no desenho usando estes quadrados em forma de grade.

A impressão de que crochê tunisiano usa mais fios veio desta prática, porque você precisa de um monte de fios para produzir uma tensão justa. Mas com crochê tunisiano moderno, crochê com muita tensão não é muito encorajado, especialmente com pontos Tunisianos específicos. Não só você usa menos fios em Crochê Tunisiano, mas você também pode diminuir o uso de alguns fios, mas do que faria para um projeto de tricô na mão.

Se você gostou desse artigo sobre crochê tunisiano, não esquece de comentar aqui abaixo e compartilhar com os amigos essa ideia incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

APOSTILA

GRÁFICOS DE CROCHÊ

BAIXE A SUA AGORA: Mais de 60 Gráficos com Receitas de Crochê em português para você praticar e Ganhe Vários Bônus Grátis.