Como Engomar Crochê? 3 Maneiras de Como Engomar Crochê Sem Sair de Casa

como engomar croche

Como engomar crochê?

Sem sombra de dúvidas entender como engomar crochê vai fazer com que você seja capaz de criar peças novas e impressionantes.

Portanto, isso vai aumentar ainda mais o seu portfólio de criação de artes, o que possibilita atrair bem mais clientes para comprar as peças criadas por você.

No entanto, endurecer o crochê desafio, mas existem técnicas muito simples que você pode usar para fazer isso sem qualquer tipo de problema.

Sabendo disso, confira abaixo como engomar crochê com algumas estratégias simples e que funcionam de verdade. Veja agora mesmo!

Engomar crochê usando termolina caseira

Em primeiro lugar, é importante que você conheça uma receita caseira feita com termolina que vai ajudar no processo de endurecer o crochê para engomá-lo.

Caso não saiba, a termolina consiste em um produto que tem o objetivo de impermeabilizar as peças, fazendo com que elas fiquem duras, que é exatamente a meta aqui.

Embora você encontre termolina em lojas que vendem produtos artesanatos, abaixo você vai encontrar uma receita caseira que você pode fazer.

Materiais necessários:

  • ½ de álcool líquido;
  • 1 medida de água;
  • 2 medidas de cola branca.

Passo a passo:

  • Pegue um recipiente e adicione todos os ingredientes, misture bem até que se transforme em uma massa bem homogênea;
  • Agora você deve pegar a peça de crochê que vai engomar e mergulhe na mistura, em seguida, deixe-a secando na sombra. Se o objetivo é engomar para dar um formato a peça, deixe secá-la do modo exato que você deseja.

Se achar melhor, você pode usar um pincel para aplicar a mistura. Porém, mergulhar a peça e posteriormente remover o excesso tende a ser muito bem mais efetivo quando o objetivo é aprender como engomar crochê.

Engomar crochê com resina caseira

Outra estratégia que funciona muito bem para engomar peças de crochê é através da resina caseira. Assim como na anterior, fazê-la é muito simples. Confira abaixo!

Materiais necessários:

  • 400 ml de água;
  • 3 colheres de álcool líquido;
  • 3 colheres de cola branca (pode ser escolar);
  • 1 colher cheia de amido de milho.

Caso esteja trabalhando com uma peça maior, talvez essa quantidade não seja suficiente. Então, basta que você dobre para ter uma quantidade maior e suficiente para engomar a peça de crochê.

Passo a passo:

  • Você deve colocar 200 ml de água e o amido dentro de uma panela e coloque ao fogo. É importante mexer sempre até ter a consistência de um mingua, depois é só deixar esfriar;
  • Enquanto a massa estar esfriando, você deve misturar bem os outros ingredientes em um recipiente a parte até que tudo esteja completamente homogêneo;
  • Depois, adicione todos os ingredientes dentro do liquidificador e bata por 3 minutos;
  • Finalize molhando a peça que você deseja engomar nessa mistura. Então, retire o excesso, deixe no formato que você deseja e espere secar, sempre na sombra.

Caso queira deixar a peça com um cheirinho bom, basta que você coloque um pouco de amaciante na mistura. Isso vai dar um toque especial ao produto engomado.

Como engomar crochê com amido de milho?

A terceira estratégia de como engomar crochê é usando o amido de milho, um ingrediente fácil e que faz parte da rotina de qualquer dona de casa, não é mesmo?

Caso não tenha esse produto na sua residência, pode ter certeza que você encontra facilmente em qualquer supermercado do seu bairro e, o melhor, o valor dele não é caro.

Materiais necessários:

  • 2 colheres de vinagre;
  • 2 colheres de amido;
  • 1 litro de água em temperatura ambiente.

Você deseja que o crochê fique mais endurecido? É simples, basta adicionar mais amido de milho.

Passo a passo:

  • O primeiro passo é colocar o amido de milho na água e depois vá misturando até que chegue em um ponto semelhante ao mingau;
  • Em seguida, você deve adicionar as colheres de vinagre e misture novamente;
  • Por fim, basta que você molhe a peça que deseja engomar na mistura que você obteve. Não esqueça de deixar no formato desejado e então coloque para secar na sombra.

Lembrando que você pode usar o molde de formato de qualquer coisa. Por exemplo, se você deseja ter uma tigela, basta usar uma bola para alcançar esse resultado.

como engomar crochê

É óbvio que antes de qualquer coisa você deve garantir que o molde está limpo. Inclusive, uma dica bem interessante é passar um pouco de óleo no molde para que ele seja removido facilmente após ter secado.

É importante ainda mencionar que a secagem completa pode durar alguns dias, pois ela depende de outros fatores externos, como o clima, porém o resultado final é muito lindo.

Conclusão

Agora você conhece as principais técnicas de como engomar crochê e é só escolher uma delas para deixar a sua peça ainda mais bonita e endurecida.

No mais, siga as orientações à risca para obter o melhor resultado possível no processo de engomar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

APOSTILA

GRÁFICOS DE CROCHÊ

BAIXE A SUA AGORA: Mais de 60 Gráficos com Receitas de Crochê em português para você praticar e Ganhe Vários Bônus Grátis.