Como fazer sousplat de crochê
Quando se fala em decoração, é muito comum encontrar pessoas que desejam aprender como fazer sousplat de crochê. Afinal de contas, essa simples peça já garante um efeito diferenciado no ambiente.
De origem francesa, o sousplat aparece na história pela primeira vez no século XIX. Contudo, ele só se tornou popular depois dos anos 90. Basicamente a sua tradução quer dizer, de forma literal: “sob o prato”, logo isso explica facilmente a sua utilidade.
No entanto, o seu uso não se limite a uso, pois, a depender do modelo e tamanho, ele pode ser usado como apoio para servir as refeições, seja no dia a dia ou em festas.
Portanto, conheça um pouco mais sobre ele e aprender como fazer sousplat de crochê agora mesmo.
Mas afinal, para que ele serve?
Quando se fala em fazer sousplat de crochê, sempre surge a dúvida: mas para que essa peça serve mesmo? Afinal, muitas pessoas nem sabem do que ele se trata.
Então, é importante compreender esse ponto antes de aprender a criá-lo. Logo, segundo a etiqueta da mesa, ele se trata de peça que deve ser utilizada como uma moldura para o prato, sendo a sua utilidade principal garantir a proteção da superfície contra os respingos da comida. Assim, ele pode ser usado na mesa com ou sem toalha.
Inclusive, o ideal é que você utilize essa peça durante toda a refeição, pois garante beleza para a mesa e ainda proteção, que é a verdadeira utilidade do sousplat.
E como fazer sousplat de crochê
Agora que você já sabe para que ele serve, é o momento de aprender como fazer sousplat de crochê e para isso existem algumas informações que você precisa conhecer. Confira!
Materiais necessários
Antes de qualquer coisa você deve contar com os materiais necessários para criar essa peça e são eles:
- Fio / barbante (100 gramas);
- Tesoura;
- Agulha de tapeçaria;
- Agulha de crochê de 3,5 milímetros.
Hora de botar a mão na “massa”
O primeiro passo é fazer um anel mágico ou argola com 4 a 5 correntes para começar.
Para ficar mais fácil, abaixo você encontra a quantidade de pontos que cada carreira deve ter, ao total são 15, bem como as informações referentes aos aumentos:
- 1ª – deve ter quatorze pontos altos;
- 2ª – Vinte e oito pontos altos com aumentos. Aqui cada aumento significa 2 pontos altos na base;
- 3ª – Quarenta e dois pontos altos e você deve ir revezando com 1 ponto alto com um aumento;
- 4ª – Cinquenta e seis pontos altos e você deve ir revezando com 1 aumento;
- 5ª – Setenta pontos altos e você deve ir revezando com 3 pontos altos com um aumento;
- 6º – Oitenta e quatro pontos altos e você deve ir revezando com 4 pontos com um aumento;
- 8ª – Cento e doze pontos e você deve ir revezando com seis pontos altos com 1 aumento. Aqui finalize cada carreira com 1 ponto baixíssimo;
- 9ª carreira – Apenas ponto baixo em cada ponto da base;
- 10ª – Crie 8 alças com 4 correntes presas através de um ponto baixo, em seguida faça uma alça com 5 correntes e repita a mesma sequência até que seja realizado uma volta completa;
- 11ª até a 14ª – Crie alças com 5 correntes, prenda cada uma com um ponto baixo no meio da alça da próxima e vá seguindo dessa maneira;
- 15ª – Crie 10 pontos altos sobre uma alça e em seguida prenda usando um ponto baixo no final. Além disso, salte uma alça quando for fazer novamente esse grupo de pontos.
Após seguir todas essas carreiras e orientações, é importante, para aprender como fazer sousplat de crochê, conferir se a peça vai ondular ou vai entortar. Caso sim, é possível diminuir a quantidades de pontos se for preciso.
Acabamento
Agora é o momento de fazer o acabamento, basta que você estique o fio, corte e em seguida adicione ele em uma agulha de tapeçaria. Então, passe o fio no sentindo debaixo para dentro do último ponto até concluir.
Assim, esconda o fio usando a agulha, lembre-se de não puxar demais o fio para que a peça não fique repuxada.
Dicas importantes de Como fazer sousplat de crochê
Por fim, algumas dicas são importantes sobre como fazer essa peça, veja:
- Escolha um fio de barbante ou fio de malha para criar a peça, apenas um rolo tende a ser suficiente;
- Sousplat monocráticos são os mais simples e baratos de serem feitos;
- Você pode optar pelos modelos tradicionais, que são eles: quadrados, retangulares ou redondos;
- Cuide para fazer na mesma proporção e assim você garante que o trabalho não fique ondulado.
Curso de Sousplat de Crochê
Aprenda como viver das suas peças. No treinamento da patricia você não só aprenderá a criar peças lindas de crochê, como também técnicas de venda, que vão te possibilitar ter uma boa renda.
Você não necessariamente precisará vender o seu artesanato. Eu vou te ensinar, mas você poderá simplesmente criar as peças e aproveitar os maravilhosos benefícios do crochê:
- Reduz o estresse
- Melhora a concentração
- Ajuda as articulações das mãos
- Combate a depressão
- Recomendado para todas as idades
O treinamento patrícia lira crochê sousplat é o mais indicado para qualquer pessoa que quer um nova ocupação e ainda ganhar dinheiro.
>> Clique aqui e Acesse o Site Oficial
Gostou de aprender como fazer sousplat de crochê? Portanto, é só colocar todas as informações que você aprendeu aqui em prática e você será capaz de desenvolver uma peça linda.
No mais, lembre-se: é importante praticar bastante para que o seu sousplat saia perfeito.